Área do Usuário

Login

Apostila como ganhar dinheiro na internet

Gratuita          76KB         

1299 downloads

  • Estratégias de negócios na Internet
  • Histórico e conceitos gerais
  • Os vários tipos de conexão à Internet e a adequação às necessidades de cada empresa
  • Serviços da Internet
  • Correio eletrônico
  • Listas de discussão
  • Gerenciador de informações (mailserver)
  • Usenet Newsgroup
  • Protocolo de transferência de arquivos (file transfer protocol - FTP)
  • Telnet
  • Gopher
  • World Wide Web (WWW ou W3)
  • Divulgação e localização de informações


Embora não existam estatísticas precisas quanto ao número de usuários da Internet, é certo que são milhares e que seu crescimento é exponencial. Qualquer lugar freqüentado, diariamente, por milhares de pessoas de todo o mundo constitui-se um ambiente promissor para a divulgação de produtos e a realização de negócios.

            O uso da Internet para fins comerciais é, atualmente, uma tendência definitiva e os desenvolvimentos na rede deverão contemplar as necessidades desta nova massa de usuários. Ferramentas de fácil utilização, melhorias na qualidade da organização e verificação dos recursos disponíveis, maior privacidade nas mensagens eletrônicas, mais segurança nas transações financeiras, etc, são demandas que deverão ser atendidas num curto espaço de tempo.

            Várias são as possibilidades de uso deste novo meio de comunicação por uma empresa. Pode divulgar seus produtos ou serviços; encontrar parceiros e/ou fornecedores; obter informações dos mais variados tipos, inclusive sobre seus consumidores, ou potenciais consumidores, para uma melhor adequação às expectativas do mercado e ao desenvolvimento de novos produtos; melhorar a interação cliente-empresa através de um serviço de atendimento diferenciado; recrutar empregados; melhorar a imagem corporativa; etc. Seja qual for o objetivo para ingresso na Internet por parte de uma empresa, será sempre  necessário atenção, planejamento e envolvimento constantes.

            Antes de iniciar qualquer atividade na Internet deve-se observar. Esta é a maneira mais eficaz de aprender a se locomover neste novo meio de comunicação sem cometer equívocos que podem prejudicar a imagem de uma empresa. Encerrada esta etapa inicial, é necessário definir quais produtos e serviços serão inicialmente disponibilizados e quais das ferramentas serão mais adequadas. O World Wide Web é, atualmente, o segmento mais promissor em termos comerciais.

            A criação das ferramentas de informação exigirá pesquisa e dedicação. As informações disponibilizadas devem ser de boa qualidade, atualizadas, úteis e, se possível, originais, de forma que despertem a curiosidade das  pessoas e, principalmente, que se tornem referência para os interessados no assunto. Pode-se, também, oferecer algum tipo de serviço que cumpra a mesma função. O objetivo é fazer com que o maior número possível de pessoas acessem as informações e, consequentemente, conheçam os produtos ou serviços ali presentes.

            Após a criação da(s) ferramenta(s) é necessário uma ampla divulgação. O marketing nos meios tradicionais ainda é a melhor forma de tornar uma localidade conhecida podendo, ainda, ser destacada em cartões de apresentação, impressos, etc. Uma intensa participação em listas e grupos de discussão, que se relacionem de algum modo ao produto ou serviço que se deseja divulgar, constitui uma boa forma de distribuição. Deve-se, entretanto, ser cauteloso para não ferir as regras vigentes. Caso não seja permitida a propaganda explícita, a assinatura das mensagens fornece o caminho aos interessados. A criação de grupos ou listas de discussão próprios exige dedicação e alguma experiência, devendo, assim, ser considerada numa etapa posterior. De todo modo, quanto mais ferramentas da Internet uma empresa utilizar, maior sua exposição e, consequentemente, maior a perspectiva de sucesso.

            A estratégia de colocação de uma empresa na rede deve, ainda, considerar o dinamismo e flexibilidade deste meio de comunicação. Num meio com estas características é fundamental que se aprimore, constantemente, o conteúdo e a forma de divulgação das informações garantindo, assim, uma elevada freqüência, o retorno dos usuários e até sua divulgação de modo espontâneo.

 

            Finalmente, embora ainda não se possa ter uma ampla compreensão do impacto que a comunicação em rede terá no dia a dia das pessoas, nas estruturas das empresas e na forma de realização dos negócios,  é certo que diminuirá as diferenças entre pequenas e grandes corporações. Todos poderão conceber e expor idéias eficientemente sem o investimento de vultuosas quantias em propaganda e, principalmente, atingir milhares de pessoas em todo o mundo sem que seja preciso o investimento em estruturas físicas que garantam uma presença internacional. A Internet é um meio democrático de distribuição de informações a serviço de todos.

Arquivos relacionados
Lista